quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Já te levantaste hoje?


Hoje, dia 17 de Outubro é o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Em solidariedade com o movimento Levanta-te venho hoje pedir a quem me lê que o faça também. "Em 2007, mais de 43 milhões de pessoas levantaram-se para exigir aos líderes mundiais que cumpram as suas promessas para acabar com a pobreza e desigualdade. Portugal contribuiu com mais de 65 mil vozes nesta iniciativa." Este ano era muito bonito que muitos mais se juntassem a esta luta pois 2015 aproxima-se velozmente sem que muitas das promessas feitas tenham a acção à vista. Urge, portanto, que nos levantemos e façamos os governos honrar as suas palavras.
Não convencidos? Relembrem-se então os números:

- 980 milhões de pessoas vivem com menos de 75 cêntimos por dia e quase metade da população mundial (2,8 mil milhões) vive com menos de 1,5 € por dia.

- Mais de 800 milhões de pessoas vão para a cama com fome todos os dias... 300 milhões delas são crianças. Desses 300 milhões de crianças, apenas 8% são vítimas de secas ou outras situações de emergência; mais de 90% sofre de má nutrição de longo prazo e deficiências de micronutrientes.

- A cada ano, seis milhões de crianças morrem de subnutrição antes de completarem cinco anos de idade.

- Mais de 50% dos africanos sofre de doenças relacionadas com a água, como a cólera e a diarreia infantil.

- A cada 30 segundos, uma criança africana morre de malária – num total de mais de um milhão de mortes infantis por ano.

- A cada ano, entre 300 e 500 milhões de pessoas são infectadas com malária. Cerca de três milhões de pessoas morrem como resultado.

- A África Subsariana tem apenas 4% dos trabalhadores de saúde, mas 25% do peso mundial de doenças. As Américas têm 37% dos trabalhadores de saúde, mas apenas 10% do peso mundial de doenças.

- Mais de 1 a cada 4 pessoas adultas não conseguem ler ou escrever. Dois terços delas são mulheres.

- As mulheres trabalham dois terços das horas de trabalho no mundo, produzem metade da comida do mundo, mas recebem apenas 10% da renda mundial e possuem menos de 1% da propriedade privada mundial.

- Quatro em cada dez pessoas no mundo não têm sequer acesso a uma simples latrina. Cinco milhões de pessoas, a maioria delas crianças, morrem em cada ano devido a doenças ligadas ao contacto com a água.

- 2,6 mil milhões de pessoas não têm acesso a condições sanitárias dignas. O Objectivo de Desenvolvimento do Milénio 7, de providenciar metade do deficit global de condições sanitárias, partindo dos níveis de 1990, apela para a extensão das mesmas a mais de 120 milhões de pessoas por ano até 2015.

(Fontes: Relatório de Desenvolvimento Humano 2003, 2005 e 2006, Indicadores do Milénio, Projecto do Milénio, FAO, UNESCO – Relatório de Monitoramento Global 2007, Campanha pela Educação, UNAIDS, UNICEF)
(Dados retirados do sítio no Movimento Levanta-te)
.
Então?... Ainda confortavelmente instalados nas vossas cadeiras?...
.
Parem lá de pensar que o vosso humilde gesto não serve de nada!

3 comentários:

Tangled_up_girl disse...

Eu hoje já me levantei muitas vezes...lol..agora a sério...era bom que todos nós podessemos fazer muito mais do que levantarmo-nos contra a pobreza, mas como não há muito que possamos fazer pelo menos levantemo-nos todos...! Eu gostei foi da adesão de hoje de manhã, ficou tudo tão preocupado com a pobreza...ui...lol..fizeste um óptimo trabalho hoje! Estás de Parabéns (como sempre...) bjinhos grandes* e um óptimo fim-de-semana! diverte-te que bem precisas.

Anónimo disse...

Há 1s dias que não vinha à blogosfera. Foi bom aqui cair. Já encordoaste tudo?:)
Então, toca a LEVANTAR:)

o que me vier à real gana disse...

Levantemo-nos, mas com apego!... Os mandões estão habituados a k nos lembremos só da instituição, do DIA de... Não, todos os dias façamos algo por...

Boa madrugada!