domingo, 14 de setembro de 2008

Na companhia de Theraphosidaes

Ontem quando saí de casa encontrava-me numa encruzilhada de possibilidades musicais... Rumar a norte, ao interior, a sul ou ficar-me pelas terras de Santa Maria era questão de me desenvencilhar das dúvidas e perceber aquilo que me pedia o ouvido para a noite. Deixei os novos sons alternativos e as bandas batidas de lado e parti rumo à old school que se faria ouvir ao longo da noite em Mancelos, concelho de Amarante, por onde iriam passar esses Senhores do Metal português que já fazem carreira há tantos anos quantos eu existo: falo, senhoras e senhores, de Tarântula.

Não os via há uns valentes 12 anos e mal ouvi os primeiros acordes da guitarra de Paulo Barros tive a certeza que tinha feito a melhor escolha: A banda de Valadares (Vila Nova de Gaia) continua a justificar os kms de estrada para assistir a concertos que nos elevam nos riffs enlouquecidos, nas letras de canções que há anos se tornaram hinos e no gozo imenso de ver que a idade pode estar a passar por todos mas que a vontade de continuar a fazer soar bem alto as notas da velha escola continua a correr-nos, a todos, no sangue.

Paulo Barros, por muito boa gente considerado o melhor guitarrista português, justifica sem qualquer esforço porque tantos companheiros procuram a sua escola e lhe seguem os passos; Luís Barros, leva os sons da sua bateria ao infinito numa pose que inspirou alguns dos meus amigos que tentam a carreira na bateria; Zé Aguiar, muito bem-disposto, como sempre, sempre pronto para posar para a foto, conduziu com o seu baixo a fanfarra metálica com o claríssimo à-vontade que as quase três décadas de experiência o dotaram; Jorge Marques, com a compreensível barriguinha, inexistente por alturas do primeiro concerto que na época até me fazia suspirar ais adolescentes, nota-se dono de uma voz continuadamente cuidada e poderosa, a qualquer momento preparadíssima para dar provas da sua qualidade entoando os hinos da história da banda.

Grandes momentos (embora difíceis de separar num excelente concerto na sua totalidade): You Can Always Touch The Sky e a versão de You Shook Me All Night Long, dos inspiradores AC/DC.

Uma vez que não encontro vídeos no youtube (e ainda não perdi a vergonha para publicar os meus), convido quem não conhece a visitá-los no myspace e a dar uma vista de olhos na carreira da banda enquanto vai ouvindo excertos de algumas das suas obras.

6 comentários:

Unknown disse...

Eu pensei que estes gajos já tinham acabado há muito! Afinal, resistem.

Unknown disse...

Então aí para os lados da Feira houve tiros num concerto dos Xutos?! Agora é que eles vão achar que são mesmo a versão portuguesa dos Stones!(gosto muito de Xutos, hein! e de Stones dos velhos tempos,também)

Afonso Sade disse...

Heia... Tarântula... Já não ouço isso à ANOS!!!! Mas ouvi dizer que foram um pco assobiados...

Eu tive um colega que esteve lá a tocar com a banda... Eram os... Encephalon, viste-os?

;p

Anónimo disse...

ate podem ter sido assobiados mas não foi no bibó rock que é o local onde eles actuaram neste dia e onde não teve nenhuma banda chamada Encephalon. foi sem duvida grande concerto SÓ AO ALCANCE DE ALGUNS FELIZARDOS

maoqueeaaf disse...

Olá, ricardo, bem vindo à minha humilde toca!

É verdade, Tarantula ainda existe, e pela saúde que lhes vi naquela noite ainda vai resistir, felizmente, durante muitos e bons anos...

E é verdade, afonso, essa banda que referes não andou por lá, pelo menos nessa noite em que se disputou a final do festival. As bandas que tocaram nessa noite foram (e apresento-as por ordem das classificações) foram os Razer, os Half Baked e, se não me trai a memória, os Whatever... Durante as eliminatórias não faço a mais pequena ideia de que bandas por lá passaram por isso não te sei confirmar se foi no bibó rock que esse teu amigo participou.

comboio, é verdade, soube dias depois que aquilo com xutos foi feio... Santa Maria da Feira encaminha-se para a nomeação do Texas tuga! :p

ainda ricardo: tens toda a razão, quem lá esteve foi de facto felizardo. :)
Beijinhos a todos.

Anónimo disse...

Boas!

Daqui corresponde Pedro Joel, o baterista dos Razer que actuaram em mata de pidre na final do biborock2008

Descobri o teu blog e gostaria de saber se tens fotos de todos os concertos ou msm videos...infelizmente apenas tenho algumas fotos do dia, em checksounds e pouco mais.

Por favor, se tiveres algo, diz qualquer coisa! :)

deixo o meu mail:

pretyrazer@hotmail.com

Obrigado e um grande abraço!