terça-feira, 8 de julho de 2008

O que me faz viajar?...

Este post surge em resposta a um Sr. blogger, Afonso Sade, um dos 3 responsáveis por um sítio que descobri (ou que me descobriu) recentemente por onde rapidamente me habituei a passar com frequência: Recortes do Silêncio. Por lá foi deixada uma lista de 5 músicas que fazem o autor viajar e ficou a sugestão de comentários do género. Diz ele que a "culpa" é um bocado minha... Isto com Mike Oldield pelo meio... Bem, conversas! A verdade é que a ideia está tão boa que não fica um comentário mas um post inteiro!! :D
.
"Muitas vezes somos embriagados pelos acordes de determinadas músicas, assim que as começamos ouvir temos a sensação de que tudo pára, se transfigura, as cores alteram-se e a nossa percepção do real transforma-se..." (Afonso Sade)
.
Seguem-se então 5 das muuuuitas músicas que me fazem voar. De qualquer forma, Caríssimo, devo deixar claro que não foi nada fácil! Tive que deixar para trás inúmeras jóias da banda sonora da minha vida (e não me refiro aos Onda Choc!!!). Foi uma tarefa que me doeu sinceramente na alma... :)
.


Kosmic Blues, Janis Joplin. 1969

Memórias de uma adolescência banhada pela loucura e pela obsessão por uma deusa branca que cantava com uma voz negra...

.

Forrest Gump Soundtrack, Alan Silvestri. 1994
Porque há imagens.... que marcam e mudam e pintam com novas cores o nosso mundo.... Mais ainda quando regadas com sons tão intensos...

.

Unintended, Muse. 1999

Quando a música é parte de ti, um momento ao vivo pode ser um dos maiores prazeres da tua vida... E é sempre bom lembrar os melhores pedaços de felicidade....
.

Seahorse, Devendra Banhart. 2007
Um jovem Senhor com uma sonoridade que descobri há uns anos e não consegui jamais esquecer... Recentemente não defraudou ninguém com este registo mágico...
.

E por último....

Plenitude, Novembro. 2008
.
Esta escolha não deveria jamais vir só.... A acompanhar deveriam vir as 12 canções que compõem À Deriva, para mim um dos melhores sons feitos neste país... Tenho todas as razões e mais algumas para amar a sonoridade de Novembro. Mas no que interessa para aqui, diria que é esta a sonoridade que me faz voar bem mais alto, bem mais longe, para bem mais perto do meu paraíso...
.

5 comentários:

Unknown disse...

Boas...!
Posto isto, penso que deverei deixar aqui a minha resposta... bem, aqui e no post do Afonso!
As músicas que me fazem viajar por outro mundo... Humm...
Começaria por...
Dave Matthews Band, com Cortez, The Killer...
Madrugada - Majesty
Portishead - Glory Box...
Smog - rock bottom riser...
Air - all I need...
Pink Floyd - Wish you were here...
Antony & The Johnsons - Hope There's Someone
Adolfo Luxuria Canibal - Noite transfigurada...

Penso que fico por aqui.. porque a lista era imensa...
Boas músicas sempre!

maoqueeaaf disse...

E está muito bem! :)

Obrigada pela visita!

Afonso Sade disse...

Bem... isto é bem melhor do que um comment, gostei dos comentários a cada música, obrigado pela referência ao Recortes e até tive direito a uma citação...

Muito Obrigado!

;)

Afonso Sade disse...

É verdade, grandes escolhas, sem dúvida grandes músicas.

;)

maoqueeaaf disse...

Obrigada!

:)