sábado, 31 de maio de 2008

O Reino Unido e o evitamento do Holocausto nos currículos escolares

Antes de mais, e para aqueles a quem a escola nunca ensinou, a definição de Holocausto: genocídio executado pelo regime Nazista contra minorias étnico-religiosas, deficientes, homossexuais e opositores políticos do regime, através de perseguição e extermínio sistemático.
Quando ouvi falar das intenções do Reino Unido acerca do plano de banir o fenómeno dos currículos pensei que alguém, de alguma forma, ia colocar juízo na cabeça daquela anormalidade de povo. Mas foi uma informação tão fugaz e absurda que depois nem levei a sério, cheguei mesmo a pensar, "se calhar não ouvi, se calhar sonhei"...
Mas afinal fala-se mesmo no assunto (chamem-me alienada se quiserem devido à "descoberta" tardia, têm toda a razão); confirmei-o com a recepção de um e-mail que prontamente me induziu na busca de mais informações para confirmar os factos. Afinal não é bem o que se diz numa série de e-mails; afinal, diz a BBC, o Reino Unido não retirou o Holocausto do currículo, e diz que "E-mails are circulating, falsely claiming the UK has banned schools from teaching pupils about the Holocaust".
Não se deixa no entanto de fazer referência ao facto de, apesar de não ser um momento da História banido em lado nenhum do Reino Unido, antes de carácter opcional, o governo achar que em Inglaterra ensinar o Holocausto às crianças é constrangedor................. Constrangedor??????????????????'

Há ainda um outro e-mail que dá conta de um relato que refere que "a northern city recently avoided selecting the Holocaust as a topic for GCSE coursework for fear of confronting anti-Semitic sentiment and Holocaust denial among some Muslim pupils". Medo do confronto com sentimentos anti-semitas e com a negação do Holocausto dos estudantes muçulmanos??????????


Lembram-se dos números?..... de acordo com o historiador Raul Hillberg que nos dá a conhecer o Holocausto em números no livro "The Destruction of the European Jews" falamos de qualquer coisa como:
* Guetificação e ocupação em geral: cerca de 800,000
* Assassinatos(fuzilamentos)ao Ar Livre(campo aberto): 1,300,000
* Mortes em Campos: 'acima de' 3,000,000
Total: 5,100,000(mortos)....................................



Nunca a condição humana esteve tão ameaçada como quando exposta aos rigores da intervenção do estado nazi com respeito a purificação racial.

Como é que uma realidade destas pode gozar de liberdade de escolha no que concerne ao ensino de uma juventude, que ainda por cima se diz já nascer ensinada??? Ensinada a quê???? A viver num mundo cor-de-rosa que um dia a vai engolir sem possibilidade de resistência?........

Haja paciência!!! Massacram o povo português por causa de uma menina que desapareceu no nosso território enquanto os pais encanavam até à rolha e querem agora dissimular um dos maiores crimes da Humanidade rotulando de loucos os que defendem a verdade?....

P'ó raio que os parta!!!

6 comentários:

Tangled_up_girl disse...

A realidade é que a população em geral, e no caso os Ingleses, querem fazer como a avestruz, e enfiar a cabeça na areia para fingirem que atrocidades, como estas que referes, não aconteceram. Mas para as famílias de todas as vítimas, e das pessoas que tiveram a sorte de sobreviver a esta catástrofe, esta situação é bem real, venha kem vier dizer que é uma invenção, um mito. É mesmo uma pena é que coisas como esta caiam no esquecimento para os jovens, para as crianças. Pois enquanto as atrocidades estão na memória do povo, é menos fácil de se repetirem, mas quando caem no esquecimento, é uma questão de tempo até que coisas semelhantes aconteçam. É triste que não se pare de falar em coisas como "o caso do telemóvel do Carolina MiChaelis" ou coisas semelhantes (e na minha opninão sem muita importância), mas outras como o Holocausto simplesmente não façam parte das memórias das pessoas. Mas bem, temos sempre outros assuntos mais importantes para discutir e relembrar...lol* bjs e desculpa o testamento...;)

Jane disse...

Não é suposto os bifes terem cérebro...
Por acaso isto já me tinmhja chegad às mãos, mas é sempre bom passar a mensagem... afinal, se ninguém o fizer, vão de facto conseguir o que querem

Beijo, amo cê***

Prof-Forma disse...

Aquilo a que os próprios ingleses já chamam «PC gone mad» (politicamente correcto levado à loucura) pode ter destas consequências. Agora, porque os muçulmanos radicais podem não gostar de judeus, fomenta-se o revisionismo histórico. É extraordinário! E é no mínimo ilógico que não se estipule, analogamente, que o ensino da conversão de Henrique VIII tem de ser arredado dos curricula escolares. Afinal, o que podem pensar disso os filhos de imigrantes católicos? Pobre Bifolândia, se já nem respeita os valorosos ingleses que tombaram durante a Segunda Guerra Mundial lutando contra o apocalipse encetado pelo tal Adolfo.

maoqueeaaf disse...

Caro The Hammer,

Esta é de facto uma tomada de posição bastante chocante uma vez que falamos de uma das maiores atrocidades que a humanidade cometeu; pior é que foi só há meia dúzia de dias, o que significa que se tão cedo querem fazer este tipo de "limpezas" na história é bem possível que um dia consigam.

É lamentável... Mas depende de cada um de nós não deixar cair no esquecimento tamanha obscenidade: se as gerações vindouras não deixarem cair a verdade far-se-á justiça.

Cumprimentos, e obrigada pela visita.

Anónimo disse...

Esta noticia seria de facto chocante... se fosse verdadeira. Ja perdi a conta a quantidade de e-mails que recebi a relatar esta noticia. Repito... é totalmente falsa. O Reino Unido nao proibiu o ensino do Holocausto. Aconselho a consultar os seguintes sites: http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=452FDS014 ; http://www.zionism-israel.com/israel_news/2007/04/holocaust-education-in-uk-clarifying.html.

maoqueeaaf disse...

Caro(a) Anónimo(a),
antes de mais agradeço a disponibilidade para visitar e comentar no meu espaço. Saiba desde já que será sempre benvindo(a).
Quanto à falsidade da notícia, para a qual agradeço desde já os sítios que me indicou, devo apenas pedir que releia o post uma vez que também passo as citações da notícia da BBC referida no primeiro sítio, assegurando que os e-mails que circulam são falsos. No entanto a minha ira foi direccionada ao carácter opcional do assunto e as razões que o sistema educativo bitânico alega para tal.
Agradeço de qualquer forma a sua preocupação em repor a verdade.
Cumprimentos,
maoqueeaaf