terça-feira, 20 de maio de 2008

Moonspell: o novo álbum

O novo trabalho dos fantásticos Moonspell já fervilha.
Gostava que de uma vez por todas vissem consagrada a sua qualidade no seu próprio país!.... "Já tocámos 4 vezes em Bucareste [de onde acabavam de chegar] e nunca tocámos em Évora", refere Fernando Ribeiro nas Manhãs da 3 aquando de uma edição especial do programa dedicada a esta banda.
Ainda bebendo das palavras do vocalista, este álbum homenageia, não só a mãe-terra, mas também, e finalmente, a mulher.
Aqui fica "Scorpion Flower", que conta com a participação de Anneke Van Giesbergen, para abrir o apetite...


10 comentários:

Tangled_up_girl disse...

Muito bom mesmo...ja tou c "agua na boca"...
Vamos a ver se e desta que se esquecem os "Tony Carreira's" deste portugal e se dá valor real a musica de qualidade (k e mt mas pouco conhecida)!
vai dando novidades sobre os moonspell....agora fikei curiosa sobre o album...;)

maoqueeaaf disse...

Infelizmente não me parece que seja assim tão simples! Moonspell são uma banda com barbas que já produziu material de uma qualidade fantástica e mesmo assim ainda há quem pense neste país que são estrangeiros, imagina...

De qualquer forma essa ignorância felizmente não é geral e há uma grande comunidade de fãs da banda (como poderás confirmar, por exemplo, no fórum da banda que conta com milhares de membros em
http://forum.moonspell.com/ ).

Continua a explorar este som. Vais ver que não te arrependes...

Legião da Sombra, escombros e mesmo também debaixo de algumas pedras (Cpt. Xilema, FOX, Messias, Marcx e Soninho) disse...

Moonspell provavelmente a melhor banda portuguesa (banda sonora do movimento FUPAMP)!!! Pena que a maior parte das pessoas se limite, sem tentar experimentar coisas novas, aquilo que lhes dão na rádio e tv parcas em estimular o gosto dos ouvintes!!! Muita gente ouve os primeiros acordes e rotula de "barulho"!!! Deve de ser o pior dos insultos que se pode fazer a uma banda como os Moonspell!!

É preciso ser uma rádio com um grande par para fazer um especial sobre Moonspell!!! O António Freitas é grande!!!

"Virando as costas ao mundo Orgulhosamente sós! Glória antiga volta a nós!" Alma Mater

Cpt. Xilema

FUPAMP - O privilégio de ser um anexo de Portugal!

maoqueeaaf disse...

Caro Cpt. Xilema,

Concordo consigo: o Freitas é, efectivamente grande, um dos tais com um grande par. Mas devo informar que não foi o programa do Freitas que fez este especial, embora ele tenha dado por lá o ar da sua graça. O feito deve-se tão-somente à equipa das Manhãs da 3, comandada pelo José Mariño.

Quanto à economia de esforços na busca de mais que aquilo que a rádio e a tv oferecem, sim, é verdade, muita gente tem como máxima de vida a lei do menor esforço, mesmo que isso implique a ignorância. Mas para isso é que os media servem: para conhecermos alguém tem que haver um primeiro contacto e no mundo da música esse é o primeiro contacto: ouvimos pela primeira vez, seja Moonspell, seja Prodigy, seja Ágata: Gostamos? Vamos à procura de mais. Não gostamos, esperamos não ter que levar novemente com o referido em cima.

O rebuçado tem que se dar, e se possível, a toda a gente. Pois se num universo de 10 milhões, 1 milhão gostar do sabor, vai certamente querer mais.

Veja-se: Radiohead afirmaram algures que odiavam tocar "Creep" ao vivo pois era a única música que toda a gente parecia saber de cor. Mas fizeram-na, e divulgaram-na, e se um dia não tivesse havido um "Creep" nas rádios e tv's, possivelmente não teria havido um "Paranoid Android" ou um "No Surprises" anos mais tarde a passar nas rádios e nas tv's...

Por muito que custe aos fãs de bandas como Moonspell, tem de haver um momento de comercialização do som, para que essas mesmas bandas consigam merecidas consagrações. O mesmo aconteceu a Jorge Palma, que precisou de um horrível comercial(izado) "Encosta-te a mim" para ver reconhecida uma longuíssima carreira de qualidade que conta com músicas de excelentes. Só esse reconhecimento fez com que muito boa gente sentisse aguçada a curiosidade e experimentasse ouvir mais além de "Frágil" ou "Bairro do Amor"!

Aos "deuses" não os podemos querer só para nós. Se o são, é porque algo de muito especial e universal possuem, e se o possuem, devem partilhá-lo com o mundo. Assim seja com Moonspell.

Cumprimentos.

Legião da Sombra, escombros e mesmo também debaixo de algumas pedras (Cpt. Xilema, FOX, Messias, Marcx e Soninho) disse...

Tem toda a razão cara " Mas afinal o que estou eu aqui a fazer?" nunca se tratou de ser aquilo que passa na rádio(quis dizer é que as editoras, majors, é que controlam o sistema por isso passou até à exaustão o sucesso do Jorge Palma)mas sim aquilo que cativa cada um de nós (por isso precisamos de ser mais open minded e não negar à partida uma ciência que não se conhece, eu bem sei que é um cliché mas não consigo melhor :P)!
Conheci Metallica em 91 porque o mega-hiper-grande-enormíssimo êxito Enter Sandman passava nas rádios (bendito o sistema!!!) e ouvi e nunca mais fui o mesmo!!! Comecei a refinar o gosto, o ouvido e esforçar (miúdos nada é fácil é preciso esforço para tudo!)para perceber mais para além do "barulho"!!! Depois da curiosidade aguçada e interesse por minha parte ,pois claro, vieram bandas como os Moonspell,Pantera, Megadeth etc...

Toda a cultura de hoje em dia prende-se no facilitismo e consumo rápido e sem muitas perguntas!!! É isso que está mal... penso eu... a indulgência e desprezo está a chegar a pontos absurdos!!! Toca lá acordar, sair da letargia que nos consome a curta vida e ler um livro, ver um bom filme, questionar todo o que ouvem, não se deve aceitar as coisas só porque "sim".. . porque é mais fácil.. ou porque "dá-me jeito"... ou porque "assim tenho menos que pensar"!!! Para isso apelo aos (des)governantes deste país que tornem a lobotomia (já agora um procedimento que valeu um Nobel da medicina a Portugal.. aconselho a pesquisa!) obrigatória como a vacina do tétano!!!
Será que a vida em mais fácil sem levantar muitas ondas?!? Seguir com resto da manada (mesmo que seja para o matadouro)?!?

Cpt. Xilema

FUPAMP - O privilégio de ser um anexo de Portugal!

maoqueeaaf disse...

Não, Cpt., isso nunca!!! De carneirinhos já o mundo está cheio!!!

E por estar cheio deles é que movimentos como a FUPAMP são fundamentais para garantir que o máximo possível de pessoas se mantêm capazes de erguer as mangas e ir à luta! ;)

Tem toda a razão quanto à capacidade de auto-incentivo para a busca de novas ideias/ saberes/ sonoridades/ etc.! Como se diria em métodos de investigação social: Think outside the box.

Obrigada pela visita!

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Paulo Azevedo

Olá, td bem??? Vi um coment teu no blog da FUPAMP, do qual falava de mim. Quem a minha amiga distante??? Não gosto de ter distância entre os meus amigos.
Beijinhos

maoqueeaaf disse...

Olá, Paulinho, tás bom? Obrigada pela tua visita!!

Como deves calcular a minha cabeça anda a prémio entre os Fupampianos pelo que não posso revelar aqui a minha identidade. Além disso quando criei o meu espaço fi-lo desde logo com intenção de ser uma pessoa anónima no ciber-espaço, ou seja, não quis (nem quero)abdicar da intimidade da minha identidade num lugar onde anda o mundo.

De qualquer forma há pistas no meu espaço que quem me conhece bem (diria que como tu) acaba por associar com relativa facilidade.

A nossa distância é apenas superficial, e só se deve às voltas que a vida dá, que nos roubam o tempo e nos afastam dos amigos. Mas disso tu sabes, já conversamos sobre o assunto.

Beijinhos!!

Anónimo disse...

Tou farto de puxar pela cabeça e não tou mesmo a ver quem és, peço desculpa. Os fupampianos são gente boa, vai por mim!!! Tudo malta de boa onda, senão nao teriam criado um blog daquela temática, lol!!! Fica aqui o meu mail, sushizorn@hotmail.com
Até uma proxima, beijinhos

maoqueeaaf disse...

Sim, Paulo, eu sei que os Fupampianos são gente boa, se não soubesse não era tão procurada por conhecer algumas identidades! LOL

Oh azeites, eu tenho o teu mail!! Mas pronto, passo a publicidade às meninas solteiras que passem por aqui: este moço é solteiro e bom rapaz Aproveitem! ;)

Beijinhos!