terça-feira, 5 de agosto de 2008

Whitesnake: show de Rock à antiga!

A edição deste ano da Expofacic em Cantanhede contou com um concerto de luxo que me arrastou até um bocadinho mais ao centro do país em busca de bons momentos ao vivo: no passado sábado actuaram no palco principal do recinto os Whitesnake de David Corverdale dando a uma multidão de fãs um grande banho de rock como já não se vê...

- O Coverdale, com a cara cheia de rugas muito montanhosas, mantém a qualidade da voz num nível sinceramente admirável;
.
- o Chris Frazier, no lugar do grande Tommy Aldrige nesta tounée, não deixou em nada a desejar no que respeita às lides da bateria. É poderoso, o homem;
.
- a dupla de guitarras protagonizou um solo à antiga que já não me lembrava de ver com uma duração infinita e muito grito de corda;
.
- o estilo do concerto muito à moda dos anos 70, tal como os que vejo em DVD's em casa (com as devidas adaptações à modernidade, claro) mostrou que ainda é com aqueles cenários de Rock puro que se vibra mais;
.
- a surpresa da noite surgiu com Burn: e Coverdale, qual alucinação, surge por entre um hino da minha adolescência, sem rugas, sem marcas da idade, com a mesma voz de sempre, a incendiar um público embriagado pela energia daquela sonoridade... Brilhante!
.
Ainda nota positiva para os outros dois concertos do fim de semana:
.
- Blasted Mechanism: foi a primeira vez que os vi sem o Karkov, e depois da dor no concerto de Nightwish sem a Taja, ganhei uma certa aversão às bandas das quais gosto que mudam de vocalista... mas afinal o Guitshu não está nada mal, e embora o público em geral não tenha tirado os pés do chão eu em particular saltei como sempre como uma perdida, pois contra a maré os Blasted deram um senhor concerto com um alinhamento excelente e aquele poder que lhes é tão conhecido... Momendos grandes com Battle of Tribes, I believe, Oh Landou, Mystical Power ou ainda Blasted Empire. Foi mesmo uma pena ser o concerto que antecedeu Whitesnake! Espero que numa próxima edição a organização tenha a decência de escolher melhor o alinhamento para o cartaz e que não volte a cometer o erro deste ano. Era preferível uma troca com Xutos, que actuaram sozinhos no dia seguinte, pois dessa forma os tipos de público estariam bem mais adaptados...
.
- Xutos & Pontapés: bem melhores que no Super Bock Super Rock do Porto, em que pareciam meios adormecidos (ou seria "embebidos"?...), e com uma intimidade com o público de Cantanhede bonita de se ver, estiveram ao nível de sempre e a escolha das canções "flutuantes" para o alinhamento do passado domingo foi boa, se bem que me deu a sensação que estão a fazer uma certa propaganda ao DVD do concerto dos 20 anos do álbum Circo de Feras uma vez que muito dele passou por lá... Mais uma oportunidade para ouvir algumas das minhas preferidas ("Nesta Cidade", "Doçuras", "Gritos Mudos", " A Minha Aventura Homossexual Com o General Cluster" e claro, "Vida Malvada"), ficando de fora "Conta-me Histórias", "Cartas de Marear" e tudo o que não tocaram do álbum "Dados Viciados", na minha opinião, o melhor momento de produção de rock de qualidade da carreira dos nossos embaixadores do Rock.
.
Venham mais dos bons, que o sangue precisa!
.
Fica o que me parece ser o único vídeo de Burn retirado do concerto no Youtube:


7 comentários:

Anónimo disse...

"BURN", uma música original dos Deep Purple onde Coverdale foi substituir o Ian Gillan.
Noite quente em Cantanhede. A propósito, disseram-me que vai ser este ano que vão encontrar a Elsa no Sudoeste. Vais ajuadar a procurá-la?

beijinho

maoqueeaaf disse...

Exactamente! Por isso mesmo a minha surpresa, nunca pensei que pudessem tocar uma música que não da banda, mesmo sabendo que tinha sido o Coverdale a cantá-la com os Purple... E sim, foram noites quentes! :)
Infelizmente a minha ida para o Alentejo vai ser demasiado tardia para ajudar a procurar a Elsa, o que é uma pena porque há uns quantos concertos que valem muito a pena... Quem sabe numa próxima a encontre por lá, sempre às cavalitas de alguém... (não acredito que depois de a encontrarem lhe dêem chance de andar perdida outra vez...) :)
Beijinhos

Afonso Sade disse...

Bem... estou a ver que foi mesmo em Grande!!

;)

Gostei do post, talvez o "link" no Recortes... vou dormir sobre o assunto!

;p

maoqueeaaf disse...

:D Não tenho o nível dos senhores do Recortes, mas obrigada!
Sabes que foi em grande! Porque se não fosse não tinha estado lá! ;D
Beijinhos

Legião da Sombra, escombros e mesmo também debaixo de algumas pedras (Cpt. Xilema, FOX, Messias, Marcx e Soninho) disse...

Cara "mas afinal o que estou eu aqui a fazer"

Não é que eu suspeitasse ou que não soubesse mas, além de saber usar bem as palavras na construção de textos de algum calibre tens muito bom gosto musical!!!
A falta de comentários de minha parte não representa nem por sombras a minha assiduidade neste bom blogue!! Continua com o bom trabalho ilustre fupampiana de estima!!!

Cpt. Xilema

FUPAMP - O privilégio de ser um anexo de Portugal!

Post scriptum - O Tony Ferrino muito provavelmente teve uma empregada de origem lusa, tu estás lá!!!

maoqueeaaf disse...

Capitão, quão agradável foi a surpresa da sua visita!
Devíamos levar mais a sério aquela vinda cá a casa da corporação fupampiana para as minis e os snacks, e já agora a tal boa música, para recordarmos os velhos tempos e brindarmos aos novos!
Muito obrigada pela simpatia, e saiba que é sempre uma honra tê-lo por perto!
Saudações fupampianas.

PS: Eu sabia, aquele Tony nunca me enganou!

espinhos e outras flores disse...

Perante uma descrição destas o que poderei dizer, senão, que estou para aqui numa nostalgia desavergonhada, a roer-me de inveja!

Beijinho