quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Obrigada!

Para picar ainda mais os meus leitores para o concerto de Guimarães dos Novembro:
O músico Miguel Filipe, líder da banda Novembro, idealizou um novo instrumento que reúne as características da guitarra portuguesa com as de uma "telecaster", uma típica guitarra eléctrica de dois compartimentos, de corpo sólido, construída pela Fender.

As necessidades sentidas pelo músico em palco aguçaram-lhe o engenho e este instrumento híbrido baptizado "Novembro P1" nasceu de uma conversa de café entre Miguel Filipe e o produtor Tiago Lopes.

"Eu toco uma guitarra portuguesa com pickup interior em pé, quando só se toca sentado, e sentia necessidade de um 'setup' mais próximo do rock", explicou Miguel Filipe, que projecta já uma "Novembro P2".

"O Tiago Lopes deu-me a ideia de construir uma guitarra portuguesa que se adaptasse às minhas necessidades em palco, e desenhei esta", disse.

A guitarra, definida por Miguel Filipe como "um instrumento híbrido", foi construída por João Pessoa, de cujas mãos já saíram outros instrumentos de características únicas, como a guitarra de dois braços utilizada pelos Blasted Mechanism.

A guitarra idealizada por Miguel Filipe tem o braço colado ao corpo ("set-neck"), facilitando-se deste modo a execução, uma vez que "o centro gravitacional se situa ao nível da cintura".

O corpo da "Novembro P1" é composto por três peças com o centro em cedro vermelho e as laterais em mogno, indicou o músico.

"Outra originalidade - referiu - é que retirei por opção a voluta tradicional da guitarra, que não faz sentido no nosso conceito e estética".
Outras características do novo instrumento, que será apresentado nos próximos concertos dos Novembro, são o tampo em amieiro com friso em ácer, o leque e atadilho da casa Castanheira e pinos de correia (Jim Dunlop Straplock).

A escala em ácer tem 18 centímetros de comprimento por 7,5 de raio.

"O 'pickup' é AGX-125 cristal piezo (Fishman), o pré-amplificador é de 9 volts, e os acabamentos em cera nitrocelulose", descreveu o autor.

As capacidades da guitarra eléctrica serão "exploradas" na produção do próximo álbum dos Novembro, "Exército de fantasmas", que sairá em 2009. Hugo Leitão (sintetizadores) juntou-se, entretanto, à banda
A equipa de Novembro é agora constituída por cinco elementos: Miguel Filipe (voz e a "Novembro P1"), Mark William Harding (bateria), Luís Aires (baixo), João Portela (guitarras) e Hugo Leitão (sintetizadores).

Hugo Leitão, recém-chegado, trabalha com o grupo Electrónica Portugal e é o autor da banda sonora do filme "Coisa ruim", de Tiago Guedes e Francisco Serra.

O próximo álbum do grupo deverá sair pela Lisboa Records, tal como primeiro, mas representa "um mergulho mais fundo, com letras mais densas, tipo canção de texto e recusando o refrão que torna a canção redonda", assinalou Miguel Filipe.

"Exército de fantasmas", relativamente ao álbum de estreia, saído em Janeiro, apresenta "alguns pontos de ruptura e beneficiará em muito desta nova guitarra portuguesa", assegurou.

O projecto "Novembro" foi definido por Miguel Filipe como autor de "uma música feita hoje para os dias de hoje".

"A música dos Novembro - frisou - procura retratar a cultura urbana portuguesa, num som que alterna sentimentos simultaneamente ternos e violentos".

Os Novembro cantam em português, sempre com acompanhamento da "Novembro P1", guitarras acústicas e em distorção e uma secção rítmica minimal "vagamente inspirada no folclore nacional".

Entretanto, a banda está de olhos postos no VIMUS - II Festival Internacional de Vídeo Musical, que acontecerá de 04 a 07 de Setembro na Póvoa de Varzim, para o qual foi seleccionado o videoclip "Solidão a dois", realizado por Miguel Filipe."
Lusa
Espero conseguir encontrar as fotos muito em breve.
Parabéns, Miguel Filipe. E obrigada pela devoção à tua música!

4 comentários:

Anónimo disse...

Manda aí esse video que fiquei curioso apesar dessas questões técnicas me dizerem pouco.
Parabéns para Novembro e boa sorte para Setembro :)

Afonso Sade disse...

E qdo é que eles vão a Guimarães?

;)

maoqueeaaf disse...

Caríssimo, ora então: vídeos, para já, muito poucos: o de "Solidão a dois" produzido pelo próprio Miguel Filipe, cujo link para o youtube é http://www.youtube.com/watch?v=cuBxLxmXm00

Existe ainda um vídeo de uma apresentação do 1º album na fnac de Coimbra: http://www.youtube.com/watch?v=KISYcCUGrA4&feature=related

Quanto à nova guitarra, estou quase quase a conseguir imagens, publico-as assim que as tenha! Mas melhor mesmo será ir a Guimarães ouvi-la! ;)

Afonsinho: ai ai!! Ainda não marcaste na agenda??? Huuummm! :) É no dia 18 de Outubro às 15:00 no CCVF!

Beijinhos e façam favor de aparecer! :)

Afonso Sade disse...

Dear... dear, vou ver se marco isso na agenda, a ver se não me esqueço, lá vou ter eu de ficar um fds pelo Porto...

;p