sábado, 17 de janeiro de 2009

Noiserv e as canções de rebentar com a alma


2006. Santa Maria da Feira. Mais uma edição do Rocktaract. Ao fim de um par de horas mais um candidato sobe ao palco para actuar. Vem sozinho e tem um ar acanhado. Sem grandes alaridos começa a tocar as canções que traz consigo certamente bem guardadas no coração. O público que fora em busca de peso não se demora a sair para o átrio do António Lamoso mas a plateia continua bem composta. A simplicidade do músico que agora vai flutuando entre sons acústicos parece estar num outro lugar. Cada minuto é uma conquista e os corações de um público vidrado quase se conseguem ouvir por entre os silêncios. Ao fim da segunda canção sentia-me completamente invadida por mim mesma olhando-me e vasculhando-me nas minhas verdades. Quando David Santos começa a sua versão de Jeff Buckley (se não me trai a memória, Lilac Wine) penso para mim que se este não é o vencedor não haverá nesta edição do concurso feirense qualquer justiça...

Alguns anos passaram e o rasto daquele som invasor perdeu-se... Há tempos o nome de Noiserv começou a ver-se aqui e ali e quando a curiosidade me tomou encontrei aquela voz, aquela melodia, aquele rosto familiar... Não foi difícil perceber que se tratava do mesmo encantador de almas que há anos me havia petrificado numa das cadeiras do cine-teatro da Feira. Agora com "One hundred miles from thoughtlessness" lançado, Noiserv é um projecto a não perder mais de vista.


(Consolation Prize)

Sem comentários: