domingo, 18 de janeiro de 2009

Indian Summer em plena noite de Inverno

Não, senhor Filipe Miranda! Não foi o concerto a seguir que motivou a minha ida ao Passos Manuel ontem. Foi sim The Partisan Seed que me levou até ao Porto para espreitar o novo trabalho do projecto de Barcelos, Indian Summer, pelo qual já ia babando ao som de "Ofelia (Again)".

Dois indivíduos apenas (Filipe Miranda na voz e guitarra acústica e Nuno Fernandes na guitarra electrica) deram a conhecer com elevada mestria o sucessor de Visions of Solitary Branches, num registo bem mais intimista e nada menos genial que o primeiro, pelo que valeu muito a pena a deslocação para apreciar o trabalho do ex-membro dos Kafka.

Grandes momentos com as novas "Ditch", "Song for a beautiful mass", e "Ofelia (Again)" (que abrem Indian Summer), e se Filipe Miranda já a tinha afirmado na entrevista desta semana ao Portugal Rebelde como a sua preferida do novo trabalho, fez-lhe justiça e deu um grande banho de boa música com uma voz de respeito com "Portuguese migration song".

Belas recordações com um belíssimo "The Old Garden" e um estrondoso "Automn Sky".


(Drunk Song)

A minha ignorância levou-me a prestar redobrada atenção a Damon & Naomi, uma dupla norte-americana pelos vistos com uma já considerável carreira de um folk rock bastante interessante.

Há tempos à conversa com um amigo sobre a (im)possibilidade de integrar uma voz feminina no seu projecto, dizia-me que as cantoras portuguesas cantavam demasiado bem. Ontem, ao ouvir o registo da voz nem poderosa nem suave demais de Naomi, creio que compreendi onde queria chegar. Era apenas a simplicidade de uma voz de mulher como que cantando para si enquanto realiza as suas tarefas sozinha em casa... Belíssima!

Ele na guitarra e ela no teclado, ambos nas vozes, prenderam a minha atenção especialmente em "Within These Walls", "Stars Never Fade", "Turn of The Century", "Lilac Land" e a fechar uma fabulosa "Cruel Queen". Um projecto certamente a explorar.


(Within These Walls)

2 comentários:

Portugal Rebelde disse...

Ainda bem que valeu a pena a ida até ao Cinema Passos Manuel para ouvires The Partisan Seed!
Obrigado pela referência...
Beijos "Rebeldes"

Unknown disse...

deve ter sido um grande concerto... gosto mt do som desses senhores...