quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Sigur Rós e o cumprimento de uma promessa

Por entre as correrias do costume lá se vai arranjando tempo para tomar os remédios que me vão garantindo saúde mental...
.
Quanto ao concerto de Joan As Police Woman no CCVF, ele já falou, e muito bem, pelo que me limito a reencaminhar para os Recortes aqueles que quiseram mas não estiveram em Guimarães no passado dia 8.

Já sobre os islandeses de quem tanto se fala nos últimos tempos, tenho talvez algumas palavras a dizer, se bem que acho que as palavras sujam a verdade, conspurcam a beleza do momento que se viveu na passada terça-feira no Campo Pequeno, pois não há na linguagem termos suficientemente grandiosos para a magnitude e a magia do espectáculo dado pelo colectivo composto por Jón Þór Birgisson, Georg Hólm, Kjartan Sveinsson e Orri Páll Dýrason.
.
Eles cumpriram a promessa: "com um ruído nos ouvidos tocamos incessantemente"; é o que se diz significar Með suð í eyrum við spilum endalaust, o nome do mais recente álbum que se apresenta com algumas canções mais festivas sem no entanto perder a intensidade a que já nos habituaram.
.
O silêncio caiu sob um Campo Pequeno cheio quando os primeiros sons de Svefn-g-englar soaram desde o palco, com o arco de violoncelo deslizar nas cordas da guitarra eléctrica do vocalista Birgisson. E daqui para a frente não sei como vos contar... Passei o concerto embasbacada, embriagada de arrepios e lágrimas nos olhos...
.
A cada nova etapa arrependia-me profundamente de todos os concertos dados em Portugal que perdi... Sem querer deixar de lado nenhuma das verdadeiras epopeias emocionais que passaram pelo Campo Pequeno, do novo álbum, grandes momentos com "Inní Mér Syngur Vitleysingur", "Festival", "Við Spilum Endalaust" ou um estrondoso "Gobbledigook". Dos antigos, entre muitos outros, Glósoli" ou "Hoppipolla"... Um fecho brutal com Popplagið e uma quase destruição do palco que deixaram o público em chamas com ovações intermináveis que os trouxeram duas vezes ao palco para agradecimentos que mais pareciam trocas de carinhos entre a banda e cada um dos presentes naquele espaço onde o amor à música aconteceu...
.
"Takk" (obrigado), por toda a magia. Foi sem dúvida um dos melhores momentos da minha vida.
.

(Glosoli)

NOTA: Há já vídeos aos montes no youtube do concerto, é só chegar-se lá e perder-se....

3 comentários:

BadSeed disse...

Eu bem me esforcei e tentei arranjar companhia mas acabei por ficar por terra. Estava disposto a uma semi-loucura e adorava ter repetido a experiência mas fico à espera para um regresso ao Norte.

(No que escrevi não se percebe a inveja, pois não?)

C Valente disse...

Boa noite e saudações amigas

Anónimo disse...

pois, e eu não fui :( :'(

bijinho* e até amanhã