sábado, 26 de abril de 2008

Para que Abril não caia no esquecimento...

Deixo aqui a minha homenagem ao movimento do 25 de Abril, aquele que deu a este país o mais precioso bem do ser humano: a LIBERDADE!

E deixo o meu pesar pelas tristes notícias que surgem numa data merecedora de tanto carinho que dão conta do "total alheamento político dos jovens", trazidas pelo estudo sobre o comportamento dos jovens encomendado pelo Presidente da República à Universidade Católica que revelam um triste cenário de uma juventude sem consciência política, sem preocupações com a sua nação, sem a noção de um passado recente que lhe garantiu o que ela hoje é, a viver na ignorância! Infelizmente é este o cenário que temos, não apenas nos jovens entre os 15 e os 17 anos, mas também nos jovens adultos, numa escala que vai até aos 29 anos: Uma juventude que usa, e acima de tudo ABUSA da Liberdade, e que por essa mesma razão não compreende nem respeita o peso dessa palavra...

Sinto-me envergonhada pela desilusão que esta juventude da qual ainda faço parte causou aos heróis de Abril... E a eles deixo uma promessa: no que depender de mim, esta data e este momento não será nunca esquecido, nem que seja só pelos filhos que um dia hei-de criar.

Abril, sempre!

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Sentindo o sabor dos sons...


Em jeito de ensaio para o concerto no próximo dia 22 no Coliseu do Porto relembro o glorioso No More Shall We Part com "Oh My Lord" de Nick Cave e os seus Bad Seeds. Espero com confiança um graaaaande espectáculo.


I thought I'd take a walk today
It's a mistake I sometimes make
My children lay asleep in bed
My wife lay wide-awake
I kissed her softly on the brow
I tried not to make a sound
But with stony eyes she looked at me
And gently squeezed my hand
Call it a premonition, call it a crazy vision
Call it intuition, something learned from mother
But when she looked up at me, I could clearly see
The Sword of Damocles hanging directly above her
Oh Lord Oh my Lord
Oh Lord
How have I offended thee?
Wrap your tender arms around me
Oh Lord Oh Lord
Oh My Lord

They called at me through the fence
They were not making any sense
They claimed that I had lost the plot
Kept saying that I was not
The man I used to be
They held their babes aloft
Threw marsh mellows at the Security
And said that I'd grown soft
Call it intuition, call it a creeping suspicion,
But their words of derision meant they hardly knew me
For even I could see in the way they looked at me
The Spear of Destiny sticking right through me
Oh Lord Oh my lord
Oh Lord
How have I offended thee?
Wrap your tender arms round me
Oh Lord Oh lord
Oh My Lord

Now I'm at the hairdressers
People watch me as they move past
A guy wearing plastic antlers
Presses his bum against the glass
Now I'm down on my hands and knees
And it's so fucking hot!
Someone cries, "What are you looking for?
"I scream, "The plot, the plot!"
I grab my telephone, I call my wife at home
She screams, "Leave us alone!" I say, "Hey, it's only me"
The hairdresser with his scissors, he holds up the mirror
I look back and shiver; I can't even believe what I can see

Be mindful of the prayers you send
Pray hard but pray with care
For the tears that you are crying now
Are just your answered prayers
The ladders of life that we scale merrily
Move mysteriously around
So that when you think you're climbing up, man
In fact you're climbing down
Into the hollows of glamour, where with spikes and hammer
With telescopic camera, they chose to turn the screw
Oh I hate them, Ma! Oh I hate them, Pa!
Oh I hate them all for what they went and done to you
Oh Lord Oh my Lord
Oh Lord
How have I offended thee?
Wrap your tender arms round me
Oh Lord Oh Lord
Oh My Lord



quarta-feira, 16 de abril de 2008

José Nunes: ouça-se a Voz da Justiça!






Ao ouvir pela manhã a Linha Avançada, hoje a destacar a passagem do F.C.P. às meias-finais da Taça de Portugal e a disputa a acontecer esta noite pelo outro lugar na final entre Benfica e Sporting, encontrei nas palavras de José Nunes uma perfeita afinidade com o meu mais sincero e profundo pensamento! Limito-me a transcrever o post! Este homem é fantástico!



"Duas equipas em desespero à procura de se matarem uma à outra.

Muito bom o título do Record: Salve-se quem puder.

Este é o verdadeiro jogo Titanic. Quem será a Kate Winslet? (a que se salva)

Quem será o Leonardo Di Caprio? (o que morre congelado)

Paulo Bento acha que tem mais hipóteses de ser a Kate Winslet. Eu acho que ele tem ali um fetichezinho no fundo. Talvez seja do penteado…

Mas Bento acredita na vitória do Sporting até porque, diz ele, o Benfica está a mais pressionado.

Já o grande Chalana mantém a sua postura habitual e uma das suas expressões mais carismáticas que já o imortalizaram: O Benfica está com garras de ganhar.

Outra vez???

JN"

terça-feira, 15 de abril de 2008

Contos de Maldoror por Mão Morta





Podia fazer aqui uma descrição pormenorizada do espectáculo, mas todo aquele ambiente criado em cima do palco resume-se apenas numa palavra:

FANTÁSTICO!!!


Aqui encontram uma descrição "formal", mas o que vos digo é que só vendo se tem a percepção da qualidade das pessoas que andam pelos nossos palcos!


Um grande OBRIGADO ao Theatro Circo que deu o empurrãozinho e os mais sinceros e enormes PARABÉNS aos Mão Morta pela coragem e pela qualidade de uma iniciativa assim!


Se todas as bandas portuguesas "botassem os olhinhos" nestes exemplos, certamente que começávamos a ver muito mais eventos originais nos nossos palcos!

quarta-feira, 9 de abril de 2008

E-Learning Café, uma agradável surpresa inspirada no espírito de Bolonha


A Reitoria da UP, inspirada na filosofia de Bolonha (que valoriza, por exemplo, o cruzamento dos diferentes saberes) e em alguns exemplos daquilo a que algumas pessoas chamam learning spaces, ou ainda spaces for learning já espalhados por vários países da Europa, criou no pólo universitário da Asprela o primeiro E-learning Café, um espaço que se pretende de encontro, trabalho e lazer, não apenas entre estudantes da mesma faculdade, mas também (e acima de tudo) entre estudantes das diferentes faculdades.
Sem grande alarido publicitário, este espaço abriu no início deste ano e já foi a 2ª casa de muita gente durante a primeira época de exames! Com horários já bem alargados (todos os dias das 08:00 às 02:00 da manhã), que podem via a crescer ainda mais, o E-learning conta com muitos utilizadores diários a todas as horas, sendo que no tempo normal de aulas apenas durante a manhã as visitas andam mais calmas por lá...
Com uma arquitectónica bastante interessante pensada por alunos e docentes da Faculdade de Arquitectura da UP, o E-learning conta com diferentes espaços que vão desde a cafetaria (onde se podem também fazer refeições); a uma sala de chillout com confortáveis puffs onde os alunos da UP podem aproveitar para momentos mais relaxados com, por exemplo, portáteis com ligação à Internet requisitáveis à entrada onde se encontram (também) estudantes a trabalhar; passando ainda por uma grande sala de trabalho, propícia ao trabalho em grupo nas suas mesas redondas; e duas salas de multimédia, uma das quais equipada com modernos pc's e outra equipada com material para a realização de conferências, concertos, workshops, etc., que qualquer aluno de qualquer uma das faculdades da UP pode requisitar.
Encontramos neste espaço um novo conceito de Educação: um lugar onde toda a comunidade da UP se pode encontrar; onde se pode estudar sem se aborrecer por estar sempre no mesmo sítio, podendo, dentro de um mesmo espaço encontrar ambientes diferentes; onde os trabalhos de grupo podem ser feitos tranquilamente sem a preocupação com o silêncio das bibliotecas nem com o barulho dos bares das faculdades; um lugar onde existem ferramentas de trabalho perfeitamente acessíveis a todos; onde os estudantes de diferentes faculdades encontram espaço para os seus trabalhos conjuntos sem qualquer tipo de problemas espaciais que estas parcerias possam criar.
É estupenda a forma como toda a gente que ali entra está a aderir bem à filosofia do espaço! Sem que sejam necessários quaisquer tipos de avisos que proíbam o barulho excessivo, ou o abandono de lixo nas mesas, etc., toda a gente age com grande civismo e respeito pelo espaço, estando em perfeita harmonia com as premissas dos criadores.
A julgar pelo que tenho visto sempre que lá vou, a julgar pelos comentários que tenho ouvido desde alguns responsáveis até aos alunos que frequentam, esta iniciativa da Reitoria da UP está a ser um verdadeiro sucesso e seria desejável, na minha opinião, que os outros dois pólos da UP fossem rapidamente beneficiados com esta mais-valia que são os learning spaces. Venham eles!
Curiosos/as?... Façam já uma visita aqui!
.
"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar"
(Frase de Píndaro que abre as hostilidades no site do E-Learning Café)

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Sentindo o sabor dos sons...


I stand alone in the darkness
The winter of my life came so fast
Memories go back to my childhood
To days I still recall

Oh how happy I was then
There was no sorrow there was no pain
Walking through the green fields
Sunshine in my eyes

I'm still there everywhere
I'm the dust in the wind
I'm the star in the northern sky
I never stayed anywhere
I'm the wind in the trees
Would you wait for me forever?

Forever
Music & Words : Tolkki, Stratovarius

Para quem ficou curioso eis uma versão ao vivo:



sexta-feira, 4 de abril de 2008

Olás!!!

por aqui passar.... Sinto muito. Não queria estSou uma leiga nisto dos blogs, não sei ao certo o que vim cá fazer, mas espero deixar por cá muitas das maluqueiras que me passam pela cabeça no meu dia-a-dia... Até porque o meu disco já está um bocado mau de espaço...

Isto porque quando há dias vi que até a senhora que limpa o olimpo tinha um blog pensei que começava a ficar bastante desactualizada no mundo das tecnologias.... Além disso a WEB 2.0 foi feita para se tirar o melhor partido possível do simples pc!


Liberdade de expressão! Yeeeeeeeeeeiiii!!!


A quem ragar o dia a ninguém. :D